Desde menina, que gostei de plantas e de flores. Gostava de tudo quanto se relacionasse com elas. Plantar, semear, ver crescer, ver a sua evolução. Desde que pudesse, estava sempre a perguntar como se fazia isto ou aquilo. Gostava de podar.
Gostava de ter sido Eng. Agrícola , não o fui porque naquele tempo havia cursos que era só para rapazes, e não fui autorizada a seguir o que tanto gostava. Mas nada impediu que eu continuasse a gostar de plantas e a crer saber mais, mais e mais.....
Sempre que mudava de casa, lá eu trazia ou deixava conforme o caso uma série de plantas..., quando tinha que deixar era sempre um desgosto.
Até que houve um dia que meu filho mais velho pelo Natal me ofereceu uma arvorezinha pequenina dentro de um vaso pequenino, isto foi há 14 anos...era um Bonsai.
Para mim novidade, não sabia o que era, mas juntamente com ele ofereceram-me um livro, sobre o que era um Bonsai e como cuidar. A partir daí nunca mais parei.
Há 14 anos a informação sobre Bonsai que eu procurava era pouca, ou se a havia eu não estava no sitio certo para adquiri-la. Mas o livro ensinou-me muita coisa e eu fui aprendendo sozinha.
Posso dizer que não tenho técnica, mas sei o suficiente para não deixar morrer aqueles que compro e aqueles que eu faço a meu jeito. Tenho alguns e tenho vaidade neles. Não são nada comparados com alguns que vejo trabalhados por alguns Bonsaistas , mas gosto dos meus.
O 1º que me foi oferecido, sei agora, devia ser uma Serissa . Recomendaram-me que era frágil e que devia ter muito cuidado. Cuidado eu tive, porque não queria que morresse, mas os conhecimentos eram nulos...Morreu.
Mas no livro aprendi que se poderia colher na natureza e encontrei uma oliveirinha do tamanho e grossura de um fósforo ... e cortando aqui e acolá, lá ( sem nada saber )foi crescendo ,engrossando e eis o resultado desse "fósforo "...
Oliveira